O nanossatélite Aeros MH-1 de Portugal, lançado em 4 de março, estabeleceu contato com a Terra às 14:54:19 UTC desta terça-feira. As comunicações foram recebidas através do teleporto de Santa Maria nos Açores, operado pela Thales Edisoft Portugal.
O satélite estabilizou sua órbita e estabeleceu comunicações essenciais, iniciando as operações de monitoramento de seu estado de funcionamento. Posicionado a 510 km de altitude, acima da Estação Espacial Internacional, o MH-1 observará o Oceano Atlântico pelos próximos três anos.
Esta posição privilegiada permitirá análises aprofundadas de fenômenos oceânicos, contribuindo para a compreensão de ecossistemas marinhos e padrões climáticos.
O MH-1, com 4,5 kg, homenageia o ex-Ministro da Ciência Manuel Heitor, considerado o impulsionador do projeto. É o segundo satélite português a ser lançado ao espaço, após o microssatélite PoSat-1 em 1993.
O projeto do nanossatélite foi iniciado em 2020 e representou um investimento de € 2,78 milhões, parcialmente financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.