A Avianca foi oficialmente reconhecida como a companhia aérea global mais pontual do mundo em 2023 pela Cirium, uma empresa de dados de aviação. A distinção foi entregue ao time da Avianca pelo presidente-executivo da Cirium, Jeremy Bowen, durante um evento no hangar Simón Bolívar em Bogotá, Colômbia.
Em função da conquista, a companhia realizou um evento hoje, 21 de março, em Bogotá, no qual revelou uma adesivagem no Airbus A320 de matrícula N954AV, ao mesmo tempo em que recebeu o troféu da Cirium.
A conquista destaca o esforço e o trabalho em equipe da Avianca para operar voos dentro do prazo, apesar dos desafios externos, como condições climáticas, escassez de pessoal e problemas mecânicos. A demanda por viagens também aumentou em 2023, tornando a pontualidade ainda mais desafiadora.
A Avianca alcançou uma taxa de pontualidade (On-Time Performance – OTP) de 85,73%, superando a segunda colocada por uma margem de 0,2%. O desempenho da companhia aérea melhorou significativamente desde antes da pandemia, com um OTP 10% maior que em 2019 e 2% maior que em 2022.
“Por trás dessa conquista está o comprometimento de mais de 14 mil pessoas da equipe da Avianca que, em coordenação com autoridades e aliados, trabalham para garantir que nossos clientes cheguem aos seus destinos com segurança, pontualidade e com suas malas. E claro, agradecemos aos mais de 32 milhões de passageiros que confiaram em nós para voar durante 2023. Estamos orgulhosos deste reconhecimento que nos coloca no mesmo nível das companhias aéreas de classe mundial e a Colômbia como referência internacional no setor aéreo”, disse Frederico Pedreira, CEO da Avianca.
Durante 2023, a companhia aérea obteve uma taxa de pontualidade (On-Time Performance – OTP) de 85,73%, após ocupar a primeira posição no ranking global (para companhias aéreas que operam em ao menos três regiões) em maio, junho, agosto e setembro, e permanecer entre os cinco primeiros lugares consecutivamente entre fevereiro e outubro.
Atualmente, a companhia aérea opera uma rede de mais de 140 rotas conectando 75 destinos em 25 países da América e da Europa.