Pressione ESC para fechar

Estudo sobre opção aeroportuária para Lisboa é aprovada pelo Governo

A Comissão de Acompanhamento da Comissão Técnica Independente (CTI) emitiu parecer favorável ao relatório final sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa. No entanto, a Câmara Municipal de Santarém se manifestou contrária à proposta.

O relatório da CTI aponta duas opções viáveis para a localização do aeroporto: Alcochete e Vendas Novas. Além disso, sugere uma solução temporária que inclui o Aeroporto de Santarém como complemento ao Aeroporto Humberto Delgado.

Apesar do parecer favorável da maioria da Comissão de Acompanhamento, Santarém votou contra, seguida pelas câmaras vizinhas de Alcanena e Golegã. A Câmara Municipal de Torres Novas se absteve.

A Câmara de Santarém apresentou suas razões para discordar, que serão registradas na ata. No entanto, o presidente da Comissão de Acompanhamento, Carlos Mineiro Aires, enfatizou que a competência e imparcialidade da CTI não foram questionadas.

Um representante da Academia de Ciências também se absteve, citando questões territoriais que não estavam dentro do escopo da resolução do Conselho de Ministros que orientou o trabalho da CTI.

O relatório final da CTI foi publicado em 11 de março e recomenda uma solução única em Alcochete ou Vendas Novas. No entanto, a solução Humberto Delgado + Santarém foi considerada como uma possibilidade a curto prazo, com financiamento privado.

O relatório foi entregue ao Governo português nesta sexta-feira, juntamente com o parecer da Comissão de Acompanhamento.

O Partido Social-Democrata (PSD) formará um grupo de trabalho para analisar a localização do novo aeroporto, com a decisão prevista para os primeiros dias do novo governo liderado por Luís Montenegro.

Augusto Hardke

Fundador e Líder Técnico Avioprime