Pressione ESC para fechar

Acordo estratégico entre Marinha e Embraer impulsiona inovação no setor naval

A Marinha do Brasil e a Embraer assinaram um acordo de colaboração para desenvolver conjuntamente sistemas avançados de radar para uso em navios e vigilância costeira. O objetivo é aprimorar o Radar Gaivota X existente.

O Contra-Almirante Alexandre de Vasconcelos Siciliano destacou que a parceria reforça a cooperação de longa data com a Embraer, líder global em tecnologia. Ele ressaltou que a experiência da Marinha com o Radar Gaivota X será combinada com as tecnologias de ponta da Embraer, possibilitando o desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado global.

Fábio Caparica, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios para América Latina da Embraer Defesa & Segurança, enfatizou a importância da cooperação para ambas as partes e para a Base Industrial de Defesa brasileira.

Embraer e Marinha assinam acordo para desenvolver radares para navegação e vigilância costeira — Foto: Divulgação/Embraer

A colaboração envolve a integração do Radar Gaivota X com sistemas de comando e controle e de consciência situacional da Marinha do Brasil. Isso contribuirá para ampliar a capacidade tecnológica dos programas estratégicos da Marinha e promover o desenvolvimento da indústria de defesa nacional, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa.

Augusto Hardke

Fundador e Líder Técnico Avioprime