O Comando da Reserva da Força Aérea dos EUA (USAF) conduziu testes bem-sucedidos com o C-130J-30 Super Hércules equipado com um sistema de pulverização aérea. A 910ª Ala de Transporte Aéreo substituirá seus antigos C-130H pela versão mais avançada e potente do Hércules.
O Sistema Eletrônico Modular de Dispersão Aérea (EMASS) é instalado no C-130 para realizar missões de controle de insetos transmissores de doenças, eliminação de vegetação indesejada e dispersão de derramamentos de óleo em grandes corpos d’água.
Para adaptar o C-130J ao EMASS, as equipes ajustaram o sistema elétrico, modificaram as portas laterais e instalaram barras de pulverização. Após um teste bem-sucedido de pulverização com água, o sistema foi aprovado para uso na nova aeronave.
As missões de pulverização aérea são realizadas pela USAF desde 1947 para reduzir a transmissão de doenças como dengue e malária. Desde 1986, o C-130 Hércules tem sido usado para essas missões.
Além de combater pragas e doenças, as missões de pulverização também envolvem operações anti-folhagem, neutralização de derramamentos de petróleo e controle de insetos transmissores de doenças após desastres naturais.
A 910ª Ala realiza cerca de 25 missões anuais em instalações militares e comunidades vizinhas em nove estados dos EUA.
Fonte: Airlive.net