A Marinha dos Estados Unidos anunciou que o porta-aviões nuclear USS George Washington (CVN-73) participará da Operação Southern Seas 2024, que incluirá atividades no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Argentina.
O USS George Washington, da Classe Nimitz, será o navio líder do grupo de batalha, que também contará com submarinos, destroieres e navios de reabastecimento. Esta será a décima missão da Marinha dos EUA na região desde 2007 e a terceira com o George Washington.
O porta-aviões, comissionado em 1992, tem 330 metros de comprimento e desloca mais de 107.000 toneladas. Ele é movido por dois reatores nucleares e abriga uma ala aérea de cerca de 90 aeronaves, incluindo caças Super Hornet, Growlers, Lightning II, helicópteros Seahawk e aviões-radar Hawkeye.
A tripulação do George Washington é composta por cerca de 6.000 militares, incluindo 2.400 da ala aérea. A última visita do porta-aviões ao Brasil foi em 2015, durante a Operação UNITAS, que envolveu treinamentos conjuntos entre militares brasileiros e norte-americanos.