A airBaltic, companhia aérea da Letônia, avançou significativamente em seus planos de fornecer conectividade ilimitada de internet aos passageiros por meio dos satélites Starlink, de propriedade da SpaceX de Elon Musk.
Para testar a tecnologia, a airBaltic equipou um Airbus A220 com receptores Starlink e convidou os passageiros a experimentarem a internet para streaming e redes sociais. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a companhia aérea demonstrou a experiência e anunciou que toda a sua frota de A220 em breve será equipada com internet Starlink.
Com planos de equipar toda a sua frota A220-300 com o sistema de conectividade a bordo Starlink da SpaceX, a airBaltic tem como objetivo fornecer a todos os passageiros acesso contínuo e de alta velocidade à Internet durante toda a sua viagem, sem aborrecimentos ou páginas de login. Desde o embarque até o pouso, o acesso à internet estará disponível para todos os passageiros.
Desenvolvido pela SpaceX, a Starlink fornece internet de banda larga de alta velocidade e baixa latência em mais de 90 países e territórios ao redor do mundo e começou a servir aeronaves comerciais no ano passado com internet de alta velocidade a bordo.
Com satélites posicionados em órbita baixa da Terra a uma altitude mais de 65 vezes mais próxima do que os satélites geoestacionários convencionais, o Starlink alcança latência significativamente menor e velocidades de transmissão mais altas para seus usuários finais.
O Starlink pode fornecer até 500 Mbps para aeronaves e, com latência tão baixa quanto 20 ms, os passageiros podem se envolver em atividades anteriormente não funcionais em voo, incluindo jogos on-line, redes privadas virtuais e outras atividades de alta taxa de dados.