A primeira unidade do Aeromóvel, o sistema de transporte sobre trilhos que ligará os terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) à Estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), foi colocada sobre a linha em 15 de setembro.
O veículo fabricado pela Marcopolo Rail está passando por testes iniciais para verificar seus sistemas e mobilidade. O Aeromóvel é um trem leve do tipo People Mover (APM), que será utilizado para transportar passageiros entre os três terminais do aeroporto e a Linha 13 – Jade da CPTM.
O consórcio AeroGRU, responsável pela operação do sistema, informa que o Aeromóvel terá capacidade para transportar 2.000 passageiros por hora em cada direção, com dois veículos em operação e um reserva. Cada composição pode transportar até 200 passageiros e bagagem.
O sistema totalmente automatizado terá quatro estações e um tempo de viagem total de seis minutos. O Aeromóvel permitirá uma conexão mais rápida entre os usuários do sistema ferroviário e o aeroporto, eliminando a necessidade do atual serviço de ônibus circulares.
A Linha 13 – Jade foi inaugurada em 2018, mas foi criticada por não chegar até o aeroporto. A solução encontrada foi a construção do Aeromóvel, que permitirá aos passageiros de voos domésticos e internacionais usufruírem do transporte metroferroviário. Por meio da Linha 13 – Jade, é possível acessar toda a malha do Metrô e da CPTM.