Pressione ESC para fechar

Áustria e Holanda assinam acordo para aquisição conjunta de KC-390

Os Ministérios da Defesa da Holanda e Áustria firmaram um memorando de entendimento (MoU) para cooperar na aquisição de até nove aeronaves Embraer KC-390 Millennium.

De acordo com o documento, a Holanda coordenará a compra e ambos os países explorarão opções de cooperação na aquisição, suporte e treinamento. A Força Aérea Real Holandesa receberá cinco aeronaves, enquanto a Áustria ficará com as quatro restantes.

“Este acordo é crucial para nossa estratégia de defesa nacional, reforçando nossas capacidades militares e aprimorando nossa colaboração internacional com os Países Baixos”, disse um porta-voz do Ministério da Defesa Austríaco.

O KC/C-390 Millennium foi desenvolvido pela Embraer em parceria com a Força Aérea Brasileira. A Holanda selecionou a aeronave em 2022 para substituir seus antigos C-130 Hércules, enquanto a Áustria fez a escolha em setembro de 2023.

Apesar da Holanda ter assinado o acordo com a Áustria, ainda não formalizou a compra dos C-390 devido à formação de um novo governo. Autoridades austríacas estimam que as primeiras entregas ocorrerão em 2027.

Além do Brasil, Portugal, Hungria, República Tcheca e Coreia do Sul também adquiriram o C-390. A Embraer está negociando a venda da aeronave para Suécia, Índia, Arábia Saudita e outros países.

Augusto Hardke

Fundador e Líder Técnico Avioprime