A Psyche Aerospace, sediada em São José dos Campos, deu um passo significativo no desenvolvimento de seu drone agrícola Harpia P-71. O eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) realizou seu primeiro voo oficial, marcando um marco importante em seu processo de avaliação de desempenho.
O Harpia P-71, o maior drone agrícola do mundo, está em fase final de desenvolvimento. O protótipo de oito metros de comprimento tem autonomia superior a dez horas, peso máximo de decolagem de 720 kg e taxa de fluxo de pulverização entre um e 60 litros por hectare.
Equipado com inteligência artificial, o drone otimiza as operações, retornando para reabastecimento de forma autônoma. Ele se acopla à estação “Beluga”, que armazena os defensivos para pulverização, executando o procedimento de forma independente.
Victor Galvão, responsável pela tecnologia e engenharia do projeto, destaca os desafios enfrentados no desenvolvimento do P-71 devido à sua estrutura e robustez. “Não havia referências para drones tão grandes”, explica Galvão. “Tudo o que fizemos foi inédito, com as complexidades e dimensões exigidas por um eVTOL, mas em uma escala muito maior do que os modelos convencionais.”
Localizada no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, a Psyche Aerospace possui uma fábrica de 2.000 metros quadrados e planeja iniciar a produção em massa dos veículos ainda em 2023.