A Eve Air Mobility anunciou o nome de seu software de gerenciamento de tráfego aéreo urbano (Urban ATM), Vector, durante o Airspace World em Genebra. O software foi projetado para atender aos desafios atuais e futuros do gerenciamento de tráfego aéreo para operações de Mobilidade Aérea Avançada (AAM).
O Vector visa simplificar as operações de AAM desde o início, coordenando todas as variáveis envolvidas para aumentar a segurança, otimizar o desempenho e maximizar a utilização de recursos. O software integrará eVTOLs (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical) ao espaço aéreo urbano de baixa altitude e fornecerá automação para escalabilidade da UAM (Mobilidade Aérea Urbana).
Urban air traffic management software – Vector – © Eve
A Eve tem atualmente 14 clientes para a solução Vector, incluindo operadores de frotas, vertiportos e provedores de gerenciamento de tráfego e espaço aéreo. O software permitirá que operadores de eVTOL tornem suas operações mais eficientes, vertiportos gerenciem recursos e ANSPs otimizem o espaço aéreo e a rede de tráfego aéreo.
A Eve realizou uma simulação com a Flexjet para validar e aprimorar os serviços do Vector. A simulação destacou lacunas entre os sistemas ATM atuais e aqueles necessários para operações de UAM, como a falta de integração entre frotas e vertiportos.
O Vector prioriza serviços que abordam essas lacunas, incluindo planejamento de voo integrado, gerenciamento de locais de pouso alternativos e gerenciamento de conformidade. A Eve busca oportunidades adicionais para testar a solução com clientes e parceiros, avançando em direção a uma versão operacional do software para preparação do ecossistema de UAM.