Pressione ESC para fechar

FAB avalia aquisição de versão armada do Embraer C-390

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer estão colaborando em estudos para converter o C-390 Millennium em uma plataforma armada para missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).

O projeto visa identificar novos usos potenciais para a aeronave, incluindo a possibilidade de equipar aeronaves já em serviço com armamentos. A ampla capacidade de transporte, alcance e autonomia do C-390 o tornam ideal para missões ISR.

O Comandante da Aeronáutica, Kanitz Damasceno, destacou que a FAB busca maximizar a comunalidade e a autonomia tecnológica por meio da adaptação de plataformas da Embraer aos desafios futuros das missões ISR.

A conversão dos aviões seria modular, permitindo que cumprissem missões de transporte de carga, tropas, reabastecimento ou ISR, conforme necessário.

A especulação sobre uma versão armada do C-390 existe há anos, particularmente para missões ISR. O mercado potencial inclui nações com tradição em missões de combate realizadas por forças especiais.

“A Embraer tem um histórico comprovado em adaptar nossas plataformas para diferentes propósitos”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Esses estudos expandirão nosso portfólio de soluções para atender às necessidades operacionais de ISR da FAB e de clientes internacionais.”

O anúncio dos estudos foi feito na Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE) com a presença de autoridades da Embraer e da FAB.

Augusto Hardke

Fundador e Líder Técnico Avioprime