Pressione ESC para fechar

FAB intercepta avião com carga suspeita no Paraná

Nesta terça-feira (09/04), a Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou uma aeronave Cessna 182 (PT-CPR) que havia entrado no espaço aéreo brasileiro sem autorização, vinda do Paraguai.

A operação, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF), contou com o apoio de duas aeronaves A-29 Super Tucano e um avião radar E-99.

Inicialmente detectada na fronteira entre Paraguai e Mato Grosso do Sul, a aeronave foi monitorada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF. Classificada como suspeita, foi determinado seu pouso obrigatório em Londrina.

No entanto, a aeronave não cumpriu a ordem e realizou um pouso forçado em uma pista de terra perto de Santa Cruz do Rio Pardo (SP). A PF assumiu o controle da situação e deteve o tripulante, apreendendo uma carga suspeita de pasta base de cocaína.

A ação faz parte da Operação Ostium, integrada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que visa combater ilícitos no espaço aéreo brasileiro com a colaboração da FAB e órgãos de segurança pública.

Augusto Hardke

Fundador e Líder Técnico Avioprime