Após mais de cinco décadas servindo diversas companhias aéreas e organizações, o clássico Douglas DC-8-72 da NASA, registrado como N817NA, completou sua última missão operacional em 2 de abril de 2024. A aeronave pousou no Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA em Palmdale, Califórnia, encerrando um capítulo histórico na aviação científica.
Em sua última fase, o DC-8 atuava como um laboratório voador, coletando dados cruciais para pesquisas científicas e monitoramento da atmosfera. A missão final, realizada em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa Ambiental da Coreia (NIER), concentrou-se na qualidade do ar na Ásia, como parte de um esforço global para compreender melhor o impacto do ar que respiramos.
Para dar continuidade aos estudos atmosféricos, a NASA adquiriu um Boeing 777-200ER da Japan Airlines por US$ 30 milhões no final de 2022. A aeronave, com o número de série 32892/435, está em processo de modificação no Centro de Pesquisa Langley da NASA para assumir as funções do DC-8.
Construído em 1969 e adquirido pela NASA em 1985, o DC-8-72 com matrícula N817NA, teve uma carreira notável. Originalmente operado pela Alitalia, o avião passou por diversas companhias antes de ser modificado para pesquisas científicas. Ao longo de seus anos na NASA, a aeronave participou de diversos projetos cruciais, coletando dados sobre a atmosfera, emissões de gases poluentes e outros temas relevantes.
Fonte: NASA
Após a aposentadoria, o DC-8 da NASA será exibido em Idaho antes de ser encaminhado para um museu, onde sua história e contribuições para a ciência serão preservadas para as futuras gerações.