O esforço de socorro aéreo no Rio Grande do Sul se intensificou com o envio de helicópteros da Marinha do Brasil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar do Paraná (PMPR) e de São Paulo (PMSP).
Até o momento, 24 pessoas morreram e 21 estão desaparecidas devido às fortes chuvas que atingiram o estado desde segunda-feira (30).
Os vales dos rios Caí, Pardo, Taquari e Jacuí, bem como as regiões central e serrana do estado, foram as mais afetadas pelas chuvas.
Helicópteros da Marinha
A Marinha do Brasil confirmou a disponibilidade de dois helicópteros: um UH-15 Super Cougar e um UH-12 Esquilo. No entanto, eles aguardam condições meteorológicas mais favoráveis para se deslocar para a região.
Helicóptero da PRF
Um helicóptero Aw-119 da PRF chegou ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2) e pousou em Santo Antônio da Patrulha.
Helicóptero da PMSP
Uma equipe de salvamento aéreo da Polícia Militar a bordo do helicóptero Águia 12 foi enviada ao estado gaúcho para auxiliar as equipes gaúchas para operações de localização e resgate de vítimas de inundações.
Helicóptero da PMPR
A PMPR também se juntou ao apoio aéreo com um helicóptero EC-130B4 (Falcão 08).
Outras aeronaves envolvidas
Helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB), do Exército Brasileiro, das polícias militares de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, da Polícia Civil Gaúcha e do Corpo de Bombeiros Militar do RS já estão atuando nas ações de resgate, salvando centenas de pessoas ilhadas.