Pressione ESC para fechar

Malha de inverno da Azul mitiga cancelamentos por mau tempo em 19%

Diante das crescentes condições climáticas adversas, a Azul Linhas Aéreas adotou medidas para minimizar impactos operacionais. Desde 2015, a empresa implementa a “Malha de Inverno” anualmente.

Como única companhia aérea brasileira a ajustar seu planejamento, a Azul conseguiu reduzir em 19% os cancelamentos de voos durante o período de inverno (maio a setembro). Cidades como Chapecó e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, registraram quedas significativas nos cancelamentos.

A iniciativa é liderada por Beatriz Barbi, Gerente de Planejamento de Malha. A equipe analisa dados meteorológicos históricos, projeções e infraestrutura de aeroportos afetados para tomar decisões estratégicas. Isso inclui ajustes de equipamentos, horários e cancelamentos quando necessário.

“A Malha de Inverno visa melhorar a experiência do cliente e evitar transtornos causados por condições climáticas e fechamentos de aeroportos”, explica Barbi. “Analisamos dados meteorológicos por seis meses e ajustamos os horários dos voos para períodos menos críticos.”

A Azul está desenvolvendo uma ferramenta interna para fornecer relatórios mais detalhados e flexíveis. Ela permitirá um monitoramento mais preciso dos impactos em cada base, auxiliando não apenas na temporada de inverno, mas também em outras épocas do ano.

Augusto Hardke

Fundador e Líder Técnico Avioprime