A LATAM implementou o autoatendimento para despacho de bagagens no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Com isso, Congonhas se torna o 11º aeroporto brasileiro a oferecer esse serviço.
O objetivo da tecnologia é agilizar o processo de despacho, reduzindo o tempo de espera dos passageiros de 90 para 45 segundos. Atualmente, o “Despacho de Bagagem Express” está disponível em dez outros aeroportos do Brasil, incluindo Brasília, Galeão, Guarulhos, Salvador e Porto Alegre.
Em 2023, cerca de 56% das bagagens despachadas em voos da LATAM nesses aeroportos foram feitas pelos próprios clientes.
“Essa tecnologia facilitará e tornará mais ágil a viagem dos milhares de passageiros que embarcam diariamente conosco por Congonhas”, disse Derick Barboza, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil.
O Despacho de Bagagem Express funciona em terminais de autoatendimento da LATAM. Os clientes imprimem a etiqueta com seus dados e a fixam na bagagem. Em seguida, dirigem-se ao balcão de entrega de bagagem, pesam a mala e fazem a leitura do cartão de embarque e da etiqueta. Se a bagagem estiver dentro do limite de 23 quilos, ela será encaminhada para o avião.