Pressione ESC para fechar

Maior avião do mundo em desenvolvimento nos Estados Unidos

A Radia, empresa de tecnologia do Colorado, EUA, está desenvolvendo o WindRunner, o maior avião do mundo, com mais de 108 metros de comprimento, projetado para transportar pás de turbinas eólicas.

A aeronave, batizada de WindRunner, será desenvolvida para pousar em pistas não-preparadas, construídas próximas as obras de parques eólicos. A ideia é levar de forma rápida e simplificada as enormes pás, que pesam até 36.000 quilos.

Segundo a Radia, o transporte aéreo reduz as dificuldades encontradas no transporte terrestre, onde as grandes dimensões das pás gera uma enorme complexidade na logística. No futuro, a empresa planeja novas turbinas eólicas, com pás de maior desempenho e que serão até 30 metros mais compridas do que as atuais, inviabilizando o transporte como é feito hoje.

O WindRunner é um quadrimotor com carga útil de 72.575 quilos e alcance de 2.000 quilômetros. Embora sua capacidade de carga seja média em termos de tonelagem, seu volume de carga é impressionante: 8.200 m³, quase sete vezes maior que o C-5 Galaxy, o maior avião de transporte dos EUA.

O WindRunner será o maior avião do mundo em dimensões externas e capacidade volumétrica, superando o Antonov An-124 e o Boeing 747. No entanto, ele não será um avião cargueiro dedicado, mas sim projetado exclusivamente para transportar pás de turbinas eólicas.

O projeto vem sendo desenvolvido há 7 anos e passa por aprimoramentos para, em breve, colocar a aeronave no ar. E as apostas no sucesso do Windrunner são grandes.

Prova disso é que a startup recebeu aportes na casa de US$ 104 milhões de empresas do setor do petróleo e de capital de risco, e já está avaliada em mais de US$ 1 bilhão.

Quando o Windrunner entrará em ação?

A previsão da Radia é que o Windrunner esteja pronto para iniciar seus trabalhos de forma oficial apenas em meados de 2027. A promessa é que o maior avião cargueiro do mundo possa alcançar velocidades máximas de 0,6 Mach (740,88 km/h) e ter alcance de até 2.000 km por voo.

Augusto Hardke

Fundador e Líder Técnico Avioprime