Pressione ESC para fechar

Primeiro E-Jet cargueiro – Embraer E190F faz voo inaugural

A Embraer realizou o primeiro voo do seu novo avião cargueiro, o E190F, chamado também de E-Freighter, que é uma opção de conversão para os E-Jet de primeira geração. O voo decolou de São José dos Campos e durou cerca de duas horas, permitindo uma avaliação completa da aeronave.

A Embraer afirma que a campanha de certificação verificará vários parâmetros relacionados à conversão do avião, que foi modificado estruturalmente para transportar cargas, incluindo uma ampla porta de cargas, reforço da fuselagem e piso reforçado. O Certificado de Tipo é esperado ainda este ano.

Antes do voo inaugural, a aeronave passou por testes bem-sucedidos de pressurização em solo e carregamento de cargas, etapas cruciais para o avanço dos ensaios.

A primeira aeronave pertence à Regional One, uma empresa de leasing dos Estados Unidos, e será usada principalmente em rotas com alta demanda por entregas expressas de pequeno volume e baixo peso, particularmente para o comércio eletrônico. Com capacidade combinada no convés principal e sob o piso, a carga útil máxima do E190F é de 13.500 kg e do E195F é de 14.300 kg.

“O programa E-Freighter cria uma nova oportunidade de negócios para a Embraer, atendendo à crescente demanda global por transporte de carga do setor de e-commerce”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Estamos muito satisfeitos com o rápido progresso dos testes do E190F e E195F, que serão ferramentas valiosas para nossos clientes operarem de forma mais ágil e descentralizada.”

Lançado em 2022, o E-Freighter é um programa de conversão da família E-Jet para transporte de carga, envolvendo uma rede global de mais de quarenta fornecedores e mais de 600 funcionários da Embraer, que dedicaram mais de 500 mil horas ao desenvolvimento do projeto.

A Embraer destaca que os E-Jets oferecem vantagens sobre os turboélices regionais comumente usados em todo o mundo. Essas vantagens incluem um aumento de 50% na capacidade de volume, um alcance médio três vezes maior e custos operacionais até 30% menores que os narrowbodies.

Augusto Hardke

Fundador e Líder Técnico Avioprime