Com um investimento de R$ 37,5 milhões, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, concluiu a construção de um novo Terminal Logístico para operações de carga. O espaço ocupa a área do antigo Terminal de Passageiros, que foi remodelado nos últimos dois anos.
O novo terminal ampliará a capacidade de Viracopos para receber cargas de importação, exportação e remessas expressas, tornando-o o maior complexo de carga aérea do Brasil.
O projeto envolveu a adaptação do antigo terminal de passageiros para uso como terminal de carga, permitindo uma operação eficiente e ágil com acesso direto ao pátio de aeronaves.
A primeira fase do terminal, entregue em 30 de abril, possui uma área bruta locável (ABL) de 15.215 m² e uma taxa de ocupação de 48%. Esta fase tem capacidade para processar até 9,5 mil toneladas de carga por mês.
A segunda fase, prevista para dezembro de 2023, adicionará 4.000 m² de área, enquanto a terceira fase, prevista para o final de 2025, fornecerá mais 20.000 m². O investimento total no novo complexo de carga será de R$ 115 milhões.
O terminal é modular, com áreas de 5.000 m² cada, com acessos independentes para veículos e ao pátio de aeronaves. Cada módulo pode ser alfandegado, permitindo que os ocupantes façam seu próprio desembaraço aduaneiro.
A primeira fase oferece 14 docas para caminhões, 39 vagas para carretas, 6 vagas para caminhões truck, 56 vagas para veículos leves e outras vagas para motocicletas e PCDs.