Pressione ESC para fechar

Typhoons da RAF assumem missões de controle aéreo da OTAN na Romênia

Seis caças Eurofighter Typhoon FGR.4 da Força Aérea Real Britânica (RAF) pousaram na Base Aérea Mihail Kogălniceanu, na Romênia, em 23 de março. A missão dos aviões é participar da missão de Policiamento Aéreo Aprimorado (eAP) da OTAN.

Os Typhoons foram deslocados da base de Lossiemouth, na Escócia. Nos próximos quatro meses, uma equipe de 200 militares britânicos trabalhará em conjunto com a Força Aérea Romena para patrulhar o espaço aéreo da região sob comando da OTAN. Esta é a quinta participação da RAF na missão eAP na Romênia.

O Comandante Karl Bird, da 140ª Ala Aérea Expedicionária, afirmou: “Essas missões reforçam nossa capacidade de resposta e dissuasão, além de demonstrar a coesão da Aliança. Garantimos que a OTAN esteja preparada para proteger os céus 24 horas por dia.”

Os Typhoons estarão em estado de alerta rápido (QRA) até agosto, aumentando a presença da OTAN e garantindo a segurança dos aliados na região.

O Policiamento Aéreo Aprimorado foi implementado em 2014 em resposta à anexação da Crimeia pela Rússia e reforçado após a invasão da Ucrânia em 2022. As missões são coordenadas entre as forças aéreas da OTAN, que se revezam no envio de aeronaves, como no Policiamento Aéreo do Báltico. Elas visam dissuadir ameaças e proteger a integridade do espaço aéreo aliado.

Augusto Hardke

Fundador e Líder Técnico Avioprime