Pressione ESC para fechar

Wind shear desvia perigosamente voo da Southwest #SWA147 durante tentativa de pouso em LaGuardia

No sábado, 23 de março de 2024, o voo SWA147 da Southwest enquanto tentava pousar em LaGuardia, foi forçado a realizar duas arremetidas.

Quando o voo SWA147 estava na aproximação final para a pista 04, os pilotos foram forçados a arremeter às 11h46, horário local. A tripulação relatou uma velocidade muito alta devido ao vento de cauda.

Vários voos relataram wind shear na aproximação para LaGuardia. Os dados do METAR no dia relataram velocidade do vento de 10 kt de noroeste e visibilidade de apenas 1 milha devido à chuva. Um voo da JetBlue (698) realizou uma arremetida relatando wind shear.

Em sua segunda aproximação, às 12h01, horário local, o Boeing 737-800 (matrícula N8554X) da Southwest foi ordenado pela torre a arremeter e subir para 2.000 pés, rumo 060°.

O controlador confirmou que a aeronave não estava alinhada “nem um pouco” com o caminho de aproximação, estava “a leste da final”.

Os pilotos finalmente decidiram desviar para Baltimore, onde o voo SWA147 pousou com segurança 40 minutos depois.

O wind shear é causado por uma mudança na velocidade e/ou direção do vento, resultando em uma mudança no vento contrário ou vento de cauda que pode deslocar uma aeronave abruptamente de sua trajetória de voo pretendida, exigindo que uma ação de controle substancial seja tomada.

Fonte: Airlive.net

Augusto Hardke

Fundador e Líder Técnico Avioprime